Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez - Banda Filarmónica
A NOSSA HISTÓRIA

A Associação Filarmónica Fidelidade foi fundada em 15 de Setembro de 1856, na povoação de Aldeia das Dez no concelho de Oliveira do Hospital.

Na década de 1840 chegaram a existir duas filarmónicas na povoação, talvez por haver muitos músicos e devido a alguns desentendimentos, que provocaram uma cisão que conduziria à formação de duas filarmónicas, mas que acabou por não durar muito tempo, mais tarde a união voltou a fazer a força e tudo regressou ao normal, apenas com a Filarmónica Fidelidade.

Curioso é o facto de um dos músicos ter chegado a tocar nas duas bandas existentes, daí sendo-lhe atribuído a alcunha de “vai-vem”, mais tarde um filho deste filarmónico teve um negócio na povoação, um café, que atribuiu o nome da alcunha do pai.

A Filarmónica Fidelidade foi a única que continuou a sua caminhada e hoje em dia tem cerca de 30 músicos e vários aprendizes.

Ao longo destes anos, a banda teve algumas interrupções, mas nunca por muito tempo.

A Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez comemora a sua existência em Setembro, simultaneamente com os Festejos de Nossa Senhora das Dores a padroeira da Filarmónica.

A data e a sua designação não são, certamente, alheias ao movimento que em Portugal dava então os primeiros passos e ficaria conhecido como a Regeneração, período esse caracterizado pela estabilidade e grandes progressos económicos.

Aldeia das Dez, terra de artistas e artesãos, onde pontificava uma certa aristocracia rural, sentiu naturalmente os ventos da história e fez questão de alinhar nessa vaga de progresso.

A fundação da Filarmónica Fidelidade é de algum modo o reflexo da estabilidade política que Portugal atravessava nesse período.